O que são Wikis? Crie sua própria wiki!

26-11-2012 00:10

O que são Wikis?

O termo wiki tem origem na expressão havaiana wiki-wiki que significa muito rápido. O wiki é, além disso, um método rápido de criação de texto em grupo. Não existe, em geral, um coordenador de edição, nenhuma pessoa em particular que tenha controle sobre o conteúdo final. Em lugar disso, a comunidade edita e desenvolve o conteúdo de maneira coletiva. Cada autor pode acrescentar outras páginas ao wiki simplesmente criando um link para uma página que ainda não existe.

 

 

Os wikis são páginas publicadas na Internet em formato de hipertexto, cujo conteúdo pode ser criado/revisado/modificado por qualquer usuário (não é necessário conhecimento em linguagem HTML), interessado no mesmo assunto. Suas características mais marcantes são a colaboração e a dinamicidade. O exemplo mais conhecido e provavelmente mais consultado de wikis – sites de autoria colaborativa – é a WIKIPÉDIA.

 

 

No link oficinawikinte.wikispaces.com/O+que+s%C3%A3o+Wikis%3F você encontrará essas e muitas outras informações sobre o tema. Há uma oficina para criação de Wikis, práticas recomendadas, vídeoaula, etc. Vale a pena conferir!

 

E se quiser outras dicas de como criar sua própria wiki gratuitamente, no site abaixo há várias plataformas para você conhecer.

weblinks.no.sapo.pt/crie-uma-wiki.html