Minhas entrevistas e Publicações

05-05-2015 21:01

Publicação de notícia referente ao projeto desenvolvido no C. E. Sol Nascente em páginas da SEEDUC - RJ.

 

II Encontro de Estudantes e Acadêmicos reúne alunos do Ensino Médio no C.E. Sol Nascente
 

11/06/15

No dia 08 de junho, o Colégio Estadual Sol Nascente, em Cachoeiras de Macacu, realizou a 2ª edição do Encontro de Estudantes e Acadêmicos no auditório da unidade escolar. O evento, idealizado pelas professoras Alessandra Maia Barroso Sardinha e Édina Moura Vianna, reuniu 150 alunos das 2ªe 3ª séries do Ensino Médio para um bate papo com ex-alunos da escola que estudam, atualmente, em universidades públicas ou particulares.

Com o tema “Dias de luta, dias de glória”, os atuais graduandos compartilharam suas experiências iniciais como calouros universitários e falaram da importância do professor da Educação Básica para o ingresso na universidade. Além disso, mencionaram as dificuldades de adaptação com o novo ambiente e deram dicas sobre o ENEM, o SISU, o ProUni e o FIES.

A proposta do projeto foi mostrar aos estudantes da escola a importância da dedicação aos estudos e da valorização do ambiente escolar, fazendo-os também acreditar no próprio potencial para alcançar o ensino superior. (...)
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/ultimas_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=15988

http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/noticias_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=15987

 

 

Entrevista publicada na página da Fundação Itaú Social sobre minha Participação no Seminário Olimpíada em Rede:

"Para a carioca e professora Édina Moura Vianna, que já foi seis vezes mediadora, a oportunidade é muito interessante pela troca de informações entre pessoas do Brasil inteiro e suas peculiaridades e características diversas. “Acho que o curso presta também o grande serviço de auxiliar o letramento digital de muitos professores, porque para muitos é o primeiro curso online”, comentou a professora que criou um blog chamado Édina na Rede, no qual compartilha com os professores todas as experiências vividas como mediadora e conteúdos sobre atividades de Língua Portuguesa para a sala de aula."

http://www.fundacaoitausocial.org.br/acontece/noticias/seminario-nacional-da-olimpiada-apresenta-estudo-inedito-sobre-jovens.html

 

 

2014 - Entrevista para a Fundação Itaú Cultural, sobre as Olimpíadas da Língua Portuguesa

A professora do Ensino Médio, Édina Moura Vianna, que leciona no Colégio Estadual Sol Nascente, em Cachoeiras de Macacu (RJ), participou da Olimpíada em 2010 e pretende inscrever-se novamente neste ano. Ela relata que viu no programa uma oportunidade muito boa para preparar seus alunos de terceiro ano para o vestibular, já que o gênero a ser trabalhado era artigo de opinião. “Consegui realizar as oficinas, conciliando-as com o conteúdo obrigatório, e observei mudanças nos alunos. Os exercícios práticos dão um embasamento para construir e defender pontos de vista”, afirma. Foi sua primeira experiência com sequências didáticas. “As oficinas me deram conhecimento para criar materiais didáticos e trabalhar com argumentação.”

A partir de sua experiência como professora, Édina foi convidada pela Secretaria de Educação do Estado a participar de uma formação online em sequência didática da Olimpíada e acabou se tornando umas das mediadoras do curso. Após seis turmas como mediadora na categoria resenha, ela conclui que conseguiu melhorar sua prática em sala de aula a partir dessa experiência. “Percebi que muitas vezes trabalhava o gênero apresentando, mas, quando o aluno ia produzir, fugia da proposta. A Olimpíada me ajudou a compreender as dificuldades do aluno”, diz.

Em relação a sua formação na carreira docente, o balanço de sua participação também é positivo. “Foi muito bom em vários sentidos. Voltei a estudar de forma mais profunda questões relacionadas à língua e tive a oportunidade de retomar estudos acadêmicos que não haviam sido abordados na graduação. O material é muito bom e oferece textos teóricos excelentes”, diz.A professora do Ensino Médio, Édina Moura Viana, que leciona no Colégio Estadual Sol Nascente, em Cachoeiras de Macacu (RJ), participou da Olimpíada em 2010 e pretende inscrever-se novamente neste ano. Ela relata que viu no programa uma oportunidade muito boa para preparar seus alunos de terceiro ano para o vestibular, já que o gênero a ser trabalhado era artigo de opinião. “Consegui realizar as oficinas, conciliando-as com o conteúdo obrigatório, e observei mudanças nos alunos. Os exercícios práticos dão um embasamento para construir e defender pontos de vista”, afirma. Foi sua primeira experiência com sequências didáticas. “As oficinas me deram conhecimento para criar materiais didáticos e trabalhar com argumentação.”

http://www.fundacaoitausocial.org.br/acontece/newsletter/edicao-n-51-janeiro-2014-nota-2.html

 

 

Mediação do fórum "O blog em Projetos de escrita", da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro

"O fórum será mediado pela professora e blogueira Édina Moura Vianna. Há 20 anos no magistério público, lecionando língua portuguesa, ela é especialista em Tecnologias em Educação. Foi convidada pela equipe da Olimpíada para interagir e compartilhar questões com os participantes desse mais novo espaço de formação."

https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/artigos/artigo/333/o-blog-em-projetos-de-escrita

 

 

Entrevista para a revista Na Ponta do Lápis, da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro

"Já no grupo que reuniu mediadores dos cursos a distância, oferecidos pela Olimpíada a professores de todo o Brasil, ouvir as vozes uns dos outros foi a grande novidade e a maior alegria entre os mais de quarenta participantes que puderam assistir à palestra da professora Heloísa Collins – 'Mediação em ambientes virtuais de aprendizagem'. O detalhe é que todos só se conheciam e 'conviviam' pelas conversas virtuais, por meio de fóruns, e-mails e outras formas de comunicação não oral que os cursos possibilitam. 'Foi um encontro de vozes e de Brasis', declarou a professora Édina Moura Vianna, que media turmas espalhadas pelo país, sem sair de sua cidade, Cachoeiras de Macacu, no interior do Rio de Janeiro.'

https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/4471/npl23.pdf

 

 

Minhas entrevistas e Publicações

Algumas publicações

24-06-2015 12:36
Participação na elaboração de Orientações Pedagógicas para o Saerjinho, SEEDUC http://download.rj.gov.br/documentos/10112/451413/DLFE-35010.pdf/OrientacoesPedagogicasSAERJINHO.pdf   Participação na elaboração de Planos de Estudos Mensais para o Programa Mais Educação, SEEDUC, especificamente...