“A educação está mudando radicalmente”, de José Manuel Moran

29-07-2013 11:05

“A educação está mudando radicalmente”, de José Manuel Moran

 

    Entre outras coisas, no texto publicado no livro  “A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá”, e disponível através do link http://www.eca.usp.br/prof/moran/mudando.htm, José Manuel Moran reflete sobre as inúmeras mudanças sofridas pela sociedade ao longo das últimas décadas e seus reflexos no sistema educacional. Pela primeira vez na história percebemos que a educação não acontece apenas durante um período determinado de tempo maior ou menor (educação básica, superior...), mas ao longo da vida de todos e não apenas na escola.

O autor destaca que além da educação formal, há hoje processos intensíssimos de educação não formal, levando a uma universalização da educação. O descompasso entre os modelos tradicionais de ensino e essas novas possibilidades educacionais permitidas pela sociedade, leva o professor a vivenciar um paradoxo. Isso se dá pelo fato de já não se acreditar plenamente numa forma de ensino já desgastada e ineficaz e também por não nos atrevermos a incorporar plenamente novas propostas pedagógicas e gerenciais mais adequadas à sociedade da informação e do conhecimento, para onde estamos caminhando rapidamente.

José Manuel Moran destaca ainda o quão grandes são desafios sociais que estão pressionando violentamente a educação escolar por novas soluções em todos os níveis: nos valores, na organização didático-curricular, na gestão de processos. Assim, nos leva a refletir acerca desses e de outros conflitos, mostrando-nos que estamos diante de uma tarefa gigantesca, histórica e que durará décadas: propor, implementar e avaliar novas formas de organizar processos de ensino-aprendizagem que atendam às complexas necessidades de uma nova sociedade da informação e do conhecimento.