Atividades de Língua Portuguesa, Literatura e Produção Textual

Nesta seção, pretendo compartilhar atividades que tenho utilizado em minhas aulas e oficinas pedagógicas, além de sugestões para as demais séries com as quais não estou atuando.

 

Nesta primeira página, estarei postando as atividades usadas com as turmas do 1ª série do Ensino Médio, de acordo com o novo Currículo Mínimo do Estado, além de outras sugestões para auxiliar no desenvolvimento das habilidades previstas para a série.

 

Há subpáginas em que postarei atividades diversas, como sugestões para as turmas da Educação Infantil, do 1º e do 2º segmento do Ensino Fundamenta e também do Ensino Médio, independentemente de estar trabalhando com todas as séries desses segmentos.

 

Há muitas mensagens solicitando gabaritos das atividades postadas e, como são muitas, fica quase impossível atender a todos os pedidos. Então, procurei postar os gabaritos em um link, ao final de cada atividade. Espero ter ajudado a todos. Bjs

Questões do vestibular UERJ - 2011

 

 

Língua Portuguesa e Literatura

 

Texto 1

1) No cartum apresentado, o significado da palavra escrita é reforçado pelos elementos visuais, próprios da linguagem não verbal.

A separação das letras da palavra em balões distintos contribui para expressar principalmente a seguinte ideia:

 

(A) dificuldade de conexão entre as pessoas

(B) aceleração da vida na contemporaneidade

(C) desconhecimento das possibilidades de diálogo

(D) desencontro de pensamentos sobre um assunto

 

 

Texto 2

2) Ao dizer que o pinheiro era artificial, "mas parecia de verdade", a narrativa realça um estado que define a personagem. Isto ajuda o leitor a compreender o fingimento da personagem em relação à:

(A) existência de suas amigas    

(B) consciência de sua beleza                                              

(C) presença de várias pessoas

(D) exposição de alguma intimidade

 

3) Há um contraste irônico entre o título do conto e o seu desenvolvimento. As ideias essenciais desse contraste são:

(A) alegria – isolamento                                                         

(B) admiração – distorção 

(C) ornamentação - inutilidade

(D) multiplicidade – contemplação

 

4) "Estão vendo?", diria às amigas, se estivessem por perto. (l. 5)

O trecho acima revela o choque entre o mundo imaginário da personagem e a realidade de sua solidão.
Esse choque entre imaginação e realidade é enfatizado pela utilização do seguinte recurso de linguagem:

(A) o uso das aspas duplas                                                   

(B) o emprego dos modos verbais                                       

 (C) a presença da forma interrogativa

(D) a referência à proximidade espacial

Texto 3

 

5) No texto, as falas do professor universitário e da coordenadora do instituto de pesquisa reforçam o sentido geral antecipado pelo título da matéria jornalística. A citação de falas como as referidas acima é um recurso conhecido da argumentação. Esse recurso está corretamente descrito em:

(A) exemplificação de fatos enunciados no texto                  

(B) registro da divergência entre diferentes autores 

(C) apoio nas palavras de especialistas em uma área           

(D) apresentação de dados quantificados por pesquisas

 

6) Os subtítulos do texto organizam a leitura, sintetizando o que está diagnosticado ou proposto em cada parte.
Dentre os subtítulos, aquele que anuncia uma proposta é:

(A) ideologia do individualismo                                                         

(B) fim da especialização

(C) metamorfoses do trabalho                                                       

(D) articulação entre econômico e social

 

7) Ele ressaltou que as "metamorfoses" no cenário do trabalho não são "indolores" para os que trabalham e provocam erros frequentes, retrabalho, danificação de máquinas e queda de produtividade. (l. 14-15)

No fragmento acima, a exemplo de outras passagens no texto, o emprego das aspas pelo autor tem a função de:

(A) dar destaque a termos pouco conhecidos                                  

(B) assinalar distanciamento de sentido irônico  

(C) retomar uma ideia enunciada anteriormente                  

(D) identificar citação de palavras do entrevistado

 

8) Na coesão textual, os pronomes podem ser empregados para fazer a ligação entre o que está sendo dito e o que foi enunciado anteriormente.

O pronome sublinhado que estabelece ligação com uma parte anterior do texto está na seguinte passagem:

(A) "A configuração do mundo do trabalho é cada vez mais volátil" (l. 8)

(B) Outra grande consequência, de acordo com o professor, diz respeito à saúde dos trabalhadores, (l. 16)

(C) "Trata-se de um cenário em que todos perdem," (l. 17-18)

(D) qual o tipo de desenvolvimento que nós, como cidadãos, queremos ter? (l. 22)

 

9) A resposta do trabalhador se manifesta por meio do estresse, de doenças diversas e do suicídio. A gente não se pergunta o suficiente sobre o peso da gestão do trabalho", disse a representante do Ipea. (l. 24-26)

A negação expressa pela fala transcrita acima remete, na verdade, a uma afirmação. Essa afirmação está corretamente enunciada em:

(A) a gestão do trabalho deve ser mais bem avaliada

(B) o mundo do trabalho deve secundarizar a gestão

(C) os gestores precisam ser suficientemente saudáveis

(D) os trabalhadores precisam atender melhor aos gestores

 

10) Dentre as palavras usadas no texto para descrever o novo regime de trabalho, uma delas implica uma contradição nos próprios termos, ou seja, uma palavra cuja composição contém elementos que se opõem.
A palavra formada por elementos que sugerem sentidos opostos é:

(A) terceirização                        (B) escolarização                    

(C) ultraespecialização               (D) multiespecialização

 

Texto 4

 

11) Desde então procuro descascar fatos, aqui sentado à mesa da sala de jantar (l. 2)

Na sentença acima, o processo metafórico se concentra no verbo "descascar". No contexto, a metáfora expressa em "descascar" tem o seguinte significado:

(A) reduzir                               (B) denunciar                         

(C) argumentar                         (D) compreender

 

12) Comer e dormir como um porco! Como um porco! (l. 13)    A repetição das palavras, neste contexto, constitui recurso narrativo que revela um traço relativo ao personagem. Esse traço pode ser definido como:

(A) carência                             (B) desespero                        

(C) inabilidade                          (D) intolerância

 

13) O personagem reclama de uma vida na qual se dedicou a ações que agora vê como negativas. Essas ações estão melhor descritas em:

(A) Tentei debalde canalizar para termo razoável esta prosa que se derrama como a chuva (l. 5-6)

(B) E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. (l. 14)

(C) Coloquei-me acima da minha classe, creio que me elevei bastante. (l. 16)

(D) fui guia de cego, vendedor de doce e trabalhador alugado. (l. 16-17)

 

14) As palavras do narrador expõem a extensão de seu sofrimento na tomada de consciência que impulsiona a escrita de seu livro. Na tentativa de descrever a si mesmo e confessar suas culpas, o personagem-narrador muitas vezes parece dirigir-se ao leitor.  Dos fragmentos transcritos abaixo, aquele que exemplifica esse diálogo sugerido com o leitor é:

(A) De repente voltou-me a ideia de construir o livro. (l. 1)

(B) Desgosto e a vaga compreensão de muitas coisas que sinto. (l. 6-7)

(C) Sou um homem arrasado. Doença? Não. Gozo perfeita saúde. (l. 8)

(D) Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. (l. 9-10)

 

15) Julgo que me desnorteei numa errada. (l. 25) Na sentença acima ocorre a elipse de um determinado termo, o qual, no entanto, pode-se deduzir pelo contexto e pela construção gramatical. Esse termo está indicado em:

(A) trilha                                 (B) atalho                               

(C) desvio                               (D) armadilha

 

Texto 5

16) A pergunta da personagem Mafalda, no segundo quadrinho, inicia-se com a palavra "então", que estabelece uma relação de sentido com a situação anterior. Identifique a relação de sentido estabelecida e reescreva a pergunta, substituindo o vocábulo "então" por outro conectivo.

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Gabarito

Início das atividades

Para introduzir o conteúdo do 1º bimestre, nas turmas da 1ª série do Ensino Médio, utilizei um resumo em duas folhas que trata de várias questões pertinentes e um vídeo que sempre é um grande sucesso entre meus alunos. Seguem os tópicos do resumo e o link do arquivo para download, além do endereço do vídeo no youtube, o qual também estará disponível na seção vídeos aqui mesmo no blog.

PRIMEIRAS PALAVRAS - Trecho introdutório que trata da interação entre o leitor e o texto lido, da leitura com compreensão.
LER, ESCREVER. PENSAR - Fala da íntima relação entre pensamento, escrita e leitura.
INTRODUÇÃO À GRAMÁTICA - Gramática natural X Gramática normativa
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS -
ADEQUAÇÃO E INADEQUAÇÃO LINGUÍSTICA - Conceito e fatores que interferem no modo como o falante utiliza e ajusta a linguagem às situações de comunicação
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM

arquivo - Aula inicial português redação - Adequação -Elem comunicação- funções da linguagem.doc (47,5 kB)

vídeo - http://www.youtube.com/watch?v=XWxAltA1J14

Acordo Ortográfico

Segue uma adaptação de um texto muito interessante publicado na revista abril que trata das alterações promovidas pelo Acordo Ortográfico que vigora desde 2009. Além de promover a adaptação, criei um pequeno roteiro de atividades para sistematizar o aprendizado. Seguem também link para excelentes materiais de consulta e exercícios gentilmente cedidos pela querida professora Claudia Nascimento. Há também apresentações de slides em power point e tirinhas sobre o tema. Obrigada pela colaboração, Claudia!!!

 

A ideia agora é esta

 

Vamos entrar num acordo: todos nós ainda estamos estranhando o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que vigora desde janeiro de 2009. Há um período para que a gente se acostume que nossas antigas idéias viraram ideias. Mas nós, professores, precisamos aderir depressa à realidade, porque não temos como escapar de um mundo sem trema. Eu, particularmente, vou sentir falta do trema... Aos que leem (e não mais lêem), um pedido de atenção:  não nos acusem se a doença provocar enjoo (sem acento), se o melhor para evitar o estresse é levar um dia-a-dia tranquilo (sem trema) e se, para quem segue uma dieta equilibrada, um corpo esbelto é mera consequência (ai, ai, ai, quase escrevo do jeito que não devo, que paranó...,ops, que paranoia). Porque decidiram que, agora, os vírus são micro-organismos. Descascaram o acento das peras. Ah, os pelos do corpo também tiveram o acento depilado. E muitas vezes a prescrição médica é tomar um anti-inflamatório, com o "anti" irremediavelmente separado do "inflamatório". (...) Quem diria, quanta ironia, a feiura é que ficou mais bonita e mais enxuta com a cirurgia ortográfica. Ao menos, é minha opinião. Pode parecer difícil, mas vamos nos acostumar com as coisas novas – o que é muito saudável. Embora eu sinta repetir: com freqüência vou sentir a falta do trema.

 

 Adaptado do texto de Lúcia Helena de Oliveira,

Diretora de redação da revista Abril, publicado em Fevereiro de 2009.

 

  1. O texto original foi publicado em fevereiro de 2009, na revista Saúde. Qual o tema desse texto?

 

  1. Identifique exemplos do texto que comprovem as seguintes alterações propostas pelo acordo ortográfico:

a) NÃO MAIS se acentuam os ditongos abertos ei e oi, com acento agudo, nos vocábulos paroxítonos.

b) NÃO MAIS se acentuam com acento circunflexo os hiatos ee e oo.

c) NÃO MAIS se acentuam com acento circunflexo os hiatos ee e oo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus derivados. 

d) NÃO MAIS se acentuam o i e o u tônicos (que formam hiato com a vogal anterior) quanto forem precedidos de ditongo.

e) O trema foi suprimido inteiramente das palavras portuguesas ou aportuguesadas.

f) O acento diferencial deixa de ser usado em algumas palavras.

matrialsobreonovoacordo.zip (1,8 MB)

Quinhentismo - Material complementar

 

- No site abaixo há algumas sugestões de nove filmes que retratam o período da chegada dos portugueses ao Brasil, da colonização etc. E acompanham as respectivas sinopses.

http://literaturanocinema.blogspot.com/2008/08/quinhentismo_08.html

 

- Os dois textos que seguem são releituras interessantes da carta de Pero Vaz de Caminha. Vale a pena ler, podem possibilitar um trabalho que aproxime mais o tema da realidade de nossos alunos, tornando a aula mais interessante:

 

SE PERO VAZ DE CAMINHA VIESSE AO BRASIL HOJE...

(adaptado)

 

"Olá, meu amado rei. Aqui quem fala é Pero Vaz. Está me ouvindo bem? Peguei emprestado o celular de um nativo aqui da nova terra. Tudo bem, o capitão Pedro está mandando um abraço. Chegamos na terça-feira, 21 de abril, mas deixei para ligar no domingo porque a ligação é mais barata. É, aqui tem dessas coisas...

Os nativos ficaram espantados com a nossa chegada por mar. Não acharam que éramos deuses, majestade; acharam que éramos loucos de pisar em um mar tão sujo...

A ligação está boa?

Pois é, esta terra é engraçada. Tem telefonia celular digital, automóveis importados, acesso gratuito à Internet, mas ainda tem gente que morre de malária, e está cheia de criança barriguda de tanto verme. É meio complicado explicar...

Se já encontramos o chefe?

Olha, rei, está meio complicado. Aqui tem muito cacique para pouco índio. Logo que chegamos em Porto Seguro tinha um cacique lá que dizia que fazia chover, que mandava prender e soltar quem ele quisesse. É, um cacique bravo mesmo...

Mais para o Sul encontramos outra tribo, uma aldeia maravilhosa e muito festiva, com lindas nativas quase nuas. (...)

Como vossa majestade pode perceber, é uma terra fácil de se colonizar, pois os nativos não falam a mesma língua. Sim, são pacíficos, sim. É só verem um coco no chão para eles começarem a chutá-lo e esquecerem da vida.

Sabem, sabem ler, mas não todos. A maioria lê muito mal e acredita em tudo que é escrito. Vai ser moleza, fica frio.(...)

Olha, preciso desligar. O rapaz que me emprestou o telefone celular precisa fazer uma ligação. Ele é comerciante. Disse que precisa avisar ao povo que chegou um novo carregamento de farinha.

Engraçado... Eles ficam tão contentes por trabalhar... A cada mercadoria que chega eles sobem o morro e soltam rojões.

É uma terra muito rica, majestade. Acho que desta vez acertamos em cheio!

Isso aqui ainda vai ser o país do futuro..."

Original disponível em http://www.catho.com.br/jcs/inputer_view.phtml?id=4654

 

 

A carta de Caminha nos dias de hoje

(revisado e adaptado)

 Alteza da galáxia,

 

Peço humildes desculpas por ter de lhe enviar esta mensagem eletrônica neste dia, incomodando vossa excelência com tão insignificante assunto, contudo, gostaria de relatar que após nossa saída do sistema Gregor, 200 bilhões de anos luz atrás, depois de uma longa curva para evitar um buraco negro na galáxia de Egyti, chegamos a uma galáxia jamais explorada. Informo que esta vossa frota de naves encontrou num canto muito distante de vosso universo, perdido em uma galáxia de um só Sol, um pequeno planeta azul que resolvemos chamar de Água, pois este é o nome do líquido de cor bonita que mais existe neste lugar. Além de muita água (o tal líquido que cobre 80% da superfície do planeta), existe uma população de seres que se denominam “humanos”, classificação que, me parece, visa diferenciá-los dos outros seres, aos quais chamam de “animais”.

 

Estes seres humanos são muito estranhos, usam por cima da pele uma camada de tecido, que chamam “roupa”, para protegê-los do clima do planeta porque aqui não se pode controlar a temperatura do ar. Os povos são divididos pelo planeta em regiões de características topográficas e climáticas relativamente uniformes, delimitadas por fronteiras às quais os nativos dão o nome de países, os povos destas unidades de terra falam línguas diferentes umas das outras e não-raro entram em guerra por recursos naturais ou por dinheiro, unidade de valor que os nativos usam para adquirir bens. Parece não lhes ter ocorrido que a unificação dos territórios e idiomas lhes traria mais vantagens evolutivas. Outra característica interessante destes seres é que são muito dóceis para conosco e aceitam nossa amizade e aproximação em troca de um simples diagramador estelar ou um rélis relógio atemporal. Penso que será fácil convencê-los de vossa santa intenção de trazer para este planeta nossa tecnologia que está a muitos bilhões de anos luz a frente da que eles possuem.

 

Um caso particularmente engraçado ocorreu com nossa chegada, um ser vestido de forma que nos pareceu mais formal que a dos demais veio até a nave mestra e nos fez menção de boas vindas, acredito que este seja o líder do país no qual aterrissamos. Convidamos o referido ser para adentrar a nave e lhe mostramos um orniturrarium eletrônico, ele apontou para o protótipo e para sua terra, como que quisesse dizer que na terra haviam orniturrariuns ou similares. Quando lhes mostramos uma bactozeia o alienígena teve medo e nem quis tocá-la, trata-se de um povo muito ignorante.

 

O planeta está se deteriorando e os seres que aqui vivem não parecem estar preocupados com isto, tanto que estão poluindo a água de que precisam para sobreviver, o ar que eles respiram também está poluído em grande parte na busca de produzir mais para conseguir mais dinheiro. O planeta possui grande extensão de áreas verdes que estão sendo destruídas para a construção de mais unidades produtivas. O espaço do planeta é muito mal utilizado, a maioria das pessoas vive aglomerada onde estão concentrados os centros de produção e existem vastas áreas vazias. Me parece que as pessoas daqui gostam muito de ficar aglutinadas. Estamos voltando e levando conosco um ser deste estranho e atrasado planeta para que possamos estudá-lo. Deixaremos aqui uma de nossas naves com tripulação para que outros povos saibam que este planeta pertence à Vossa Alteza.

 

Desculpo-me mais uma vez pelo incômodo e termino minha mensagem com votos de longa vida ao Rei.

Original disponível em:  http://culpadadirce.wordpress.com/a-carta-de-caminha-nos-dias-de-hoje/ 

 

 

Abaixo seguem charges e cartuns sobre o tema:

 

- Seguem mais algumas imagens que se relacionam com os textos da época:

 

 

Os cartuns, charges, quadrinhos e imagens foram retirados dos seguintes sites:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/descobrimento-do-brasil/descobrimento-do-brasil-6.php

 http://farinhadeolho.blogspot.com/2009_04_01_archive.html

http://zelhumortotal.blogspot.com/2009/04/charge-o-descobrimento-na-atualidade.html

http://www.comciencia.br/reportagens/501anos/br16.htm

http://ebraelshaddai.blogspot.com/2009/11/reescrevendo-historia-des-cobrimento-do.html

http://maracatublog.wordpress.com/2009/08/15/o-descobrimento-do-brasil/

http://ideiasleituraeescrita.blogspot.com/2011/04/historia-da-literatura-brasileira-fotos.html 

 

 

 

Encontrei um acróstico sobre o Arcadismo que reflete perfeitamente o sentimento do homem árcade usando uma linguagem moderna e acessível. O autor, Felipe Costenaro, gentilmente cedeu-me o direito de utilizar o texto em uma atividade em JClic que estou produzindo e que pretendo postar em breve. Enquanto isso não ocorre, deixo o texto para quem quiser se deliciar. Ah, não deixem de visitar a página original e comentar, afinal, ele merece!

http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/3101477

Parabéns, Felipe!!!

 

 

Uma preciosidade na internet!

O site Itaú Cultural apresenta um material magnífico para nos auxiliar no trabalho com o Barroco no link

http://www.itaucultural.org.br/barroco/abertura.html

Segundo o próprio site, trata-se de um percurso interativo onde se pode conhecer um pouco da arte colonial brasileira em cinco igrejas de diferentes locais do Brasil. O aluno poderá ver as imagens de obras renomadas, ter acesso a informações sobre cada uma delas, receber informações extras ao clicar nas palavras em destaque nos textos e, ainda, participar de jogos interativos em que aprenderá ainda mais sobre as obras e o estilo da época.

Há também uma ficha de conteúdos, informações sobre o Barroco no Brasil e no mundo, enfim, é um material fantástico!!!

Como o conteúdo é vasto e há muito o que conhecer, clique em “Dicas de navegação” para receber orientações de como navegar e aproveitar melhor o site.

É navegar e se apaixonar!!!

Barroco e Arcadismo

Músicas que apresentam características desses movimentos literários 

O professor pode, a seu critério, pesquisar vídeos e clipes com essas canções, usar  áudios ou apenas os textos.

 

CERTAS COISAS

 

Não existiria som se não

houvesse o silêncio

Não existiria luz se não

fosse a escuridão

A vida é mesmo assim

Dia e noite

Não e sim

 

Cada voz que canta o amor

Não diz

tudo o que quer dizer

Tudo que cala fala mais

alto ao coração

Silenciosamente

eu te falo com paixão

 

Eu te amo calado

como se fosse uma sintonia

de silêncio e de luz

Nós somos medo e desejo

somos feitos de silêncio e som

Têm certas coisas que eu não sei dizer...

 

(Lulu Santos e Nelson Mota)

 

 

Questão1: Na música podemos encontra figuras de linguagem típicas da poesia barroca. Identifique-as, relacionando-as ao movimento literário estudado.

 

RESPOSTA: Espera-se que o aluno perceba que a canção está centrada em na presença de elementos contraditórios entre si, mas interdependentes, cujas existências se complementam. Encontramos antíteses (som/silêncio, luz/escuridão, dia/noite, não/sim etc) e oxímoros/paradoxos (Oxímoro é a nomenclatura mais adequada. É a figura de pensamento em que se exprime um paradoxo que nos obriga a analisar a realidade a partir de diferentes perspectivas, mas sem que entre elas se estabeleça a dicotomia posta em evidência pela antítese simples. Ex.: Tudo o que cala fala mais/alto ao coração, silenciosamente eu te falo, sintonia de silêncio). Essas figuras de linguagem caracterizam a dualidade dos poemas barrocos, período marcado pelo conflito interior de um homem cheio de angústias e dilemas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TEMPOS MODERNOS - Lulu Santos

Eu vejo a vida
Melhor no futuro
Eu vejo isso
Por cima de um muro
De hipocrisia
Que insiste
Em nos rodear...

Eu vejo a vida
Mais clara e farta
Repleta de toda
Satisfação
Que se tem direito
Do firmamento ao chão...

Eu quero crer
No amor numa boa
Que isso valha
Pra qualquer pessoa
Que realizar, a força
Que tem uma paixão...
 

Eu vejo um novo
Começo de era
De gente fina
Elegante e sincera
Com habilidade
Pra dizer mais sim
Do que não, não, não...

Hoje o tempo voa amor
Escorre pelas mãos
Mesmo sem se sentir
Não há tempo
Que volte amor
Vamos viver tudo
Que há pra viver
Vamos nos permitir...

Eu quero crer
No amor numa boa
Que isso valha
Pra qualquer pessoa
Que realizar, a força
Que tem uma paixão...

Eu vejo um novo

Começo de era
De gente fina
Elegante e sincera
Com habilidade
Pra dizer mais sim
Do que não.

Hoje o tempo voa amor(...)

E não há tempo que volte, amor(...)

 

Questão 2: O homem barroco tem consciência de que a vida terrena é efêmera e, por isso, é preciso pensar na salvação. Esse sentimento se acentua no Arcadismo, que herdou a preocupação de "aproveitar o dia" de sua antecessora e deu-lhe mais destaque, sem preocupar-se, porém, com a salvação da alma. Diante da constatação de que a vida é breve e passageira, os árcades defendem o "carpe diem" (colha o dia, aproveite o dia), pelo qual o pastor convida a sua pastora a gozar o momento presente.

Na música de Lulu Santos, localize versos em que o eu-lírico faça o mesmo convite à pessoa amada.

 

Resposta: Carpe Diem é uma expressão latina do poeta Horácio e é popularmente traduzida para "colha o dia" ou "aproveite o momento". Na quinta estrofe da música de Lulu Santos, percebemos claramente que o eu-lírico deseja aproveitar a vida, tendo em vista a percepção de que o tempo passa rapidamente (Hoje o tempo voa amor/escorre pelas mãos), (Não há tempo que volte) e convida a pessoa amada para “viver tudo o que há pra viver”. O aluno deverá perceber a semelhança entre os versos da canção e as características observadas na poesia árcade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CASA NO CAMPO - Elis Regina

Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
E tenha somente a certeza
Dos amigos do peito e nada mais
Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa ficar no tamanho da paz
E tenha somente a certeza
Dos limites do corpo e nada mais
Eu quero carneiros e cabras pastando solenes
No meu jardim
Eu quero o silêncio das línguas cansadas
Eu quero a esperança de óculos
Meu filho de cuca legal
Eu quero plantar e colher com a mão
A pimenta e o sal
Eu quero uma casa no campo
Do tamanho ideal, pau-a-pique e sapé
Onde eu possa plantar meus amigos
Meus discos e livros
E nada mais

    

CASINHA BRANCA - Gilson
Composição: Gilson e Joran

Eu tenho andado tão sozinho ultimamente
Que não vejo em minha frente
Nada que me dê prazer
Sinto cada vez mais longe a felicidade
Vendo em minha mocidade
Tanto sonho a perecer
 

Eu queria ter na vida simplesmente
Um lugar de mato verde
Pra plantar e pra colher
Ter uma casinha branca de varanda
Um quintal e uma janela
Para ver o sol nascer
 

Às vezes saio a caminhar pela cidade
À procura de amizades
Vou seguindo a multidão
Mas eu me retraio olhando em cada rosto
Cada um tem seu mistério
Seu sofrer, sua ilusão
 

Eu queria ter na vida simplesmente
Um lugar de mato verde
Pra plantar e pra colher
Ter uma casinha branca de varanda
Um quintal e uma janela
Para ver o sol nascer
 

Eu queria ter na vida simplesmente
Um lugar de mato verde
Pra plantar e pra colher
Ter uma casinha branca de varanda
Um quintal e uma janela
Para ver o sol nascer

 

 

Questão 3: Na música de Elis Regina, que temas ou concenções se assemelham às adotas pelos poetas-pastores árcades?

Resposta: A característica árcade marcante na canção de Elis Regina é o fugere urbem (fuga da cidade): influenciados pelo poeta latino Horácio, os árcades defendiam o bucolismo como ideal de vida, isto é, uma vida simples e natural, junto ao campo, distante dos centros urbanos, complementando o ideal do locus amoenus (local tranquilo e aprazível, representado pelo campo).Tal princípio era reforçado pelo pensamento do filósofo francês Jean Jacques Rousseau, segundo o qual a civilização corrompe os costumes do homem, que nasce naturalmente bom. a idealização de uma vida pobre e feliz no campo, em oposição à vida luxuosa e triste na cidade.

 

Questão 4: Copie a estrofe da música de Gilson em que podemos encontrar um forte bucolismo, típico e teça um comentário acerca desse tema recorrente na poesia árcade.

Resposta: "Eu queria ter na vida simplesmente/Um lugar de mato verde/Pra plantar e pra colher/Ter uma casinha branca de varanda/Um quintal e uma janela/Para ver o sol nascer". Nesses versos percebemos um forte sentimento de valorização da simplicidade, manifestado pelo bucolismo típico da poesia árcade. Assim como na canção de Elis, há uma busca pela vida simples e calma do campo em oposição à vida agitada das grandes cidades.

 

 

 

 

 

 

Atividade desenvolvida no curso da SEEDUC/RJ   1º ano do Ensino Médio

 

C. E. Sol Nascente                                                                                Professora: Édina Moura                               Data:____/09/2011                       

Aluno:_________________________________________________________________________Nº____                               Turma:______________

 

Texto Gerador 1

http://publicidadenoato.blogspot.com/2007/07/se-beber-no-dirija.html

1- O outdoor acima faz parte de uma campanha publicitária que tem por objetivo conscientizar o destinatário sobre os perigos da associação de bebida e direção. Explique o uso da ironia como recurso persuasivo nesse texto.

 

2 – Qual a função da linguagem predominante no texto?

a) referencial

b) emotiva

c) conativa

d) fática

e) metalingüística

Texto gerador 2

http://osmachistas.blogspot.com

 

3 - Leia os conceitos abaixo:

Estereótipo é uma imagem distorcida de alguma categoria social. Preconceito é quando a imagem desta categoria social passa a ser vista degenerativamente. Clichê é quando adotamos estereótipos e preconceitos já consagrados e nos tornamos nós próprios a imagem distorcida degenerada.

 http://luisvita.blogspot.com/2011/02/preconceitos-estereotipos-e-cliches.html 

 

Observando os recursos verbais e não-verbais presentes na tirinha e levando em consideração as definições de estereótipo, preconceito e clichê, que comentários você pode tecer acerca da mensagem implícita na tirinha?

 

4. Identifique o vocábulo que exerce a função de núcleo nos sintagmas nominais abaixo, destacando também os seus determinantes: 

 

a)   da minha esposa

núcleo:_________________________________________

determinantes: ___________________________________

 

b)   O maior risco      

núcleo:_________________________________________

determinantes: __________________________________

Texto gerador 3

  http://urbanistas.com.br/bh/2008/11/17/charge-da-semana-22/ 

5 -  O objetivo dessa charge é:

a) comparar os altos índices de acidentes nas estradas brasileiras com as mortes causadas por atos terroristas em todo o Oriente Médio.

b) ironizar a atitude inconsequente dos homens-bomba, que atentam contra a própria vida e a de pessoas inocentes.

c) destacar a importância de se combater todo o tipo de violência, inclusive no trânsito das grandes cidades.

d) criticar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas por motoristas brasileiros, comparando-os aos homens bomba por transformarem seus carros em armas letais.

e) explicar de que forma se dá o terrorismo no Iraque e no Brasil.

 

6 - “Encher a cara” é uma expressão conotativa, uma gíria muito usada como sinônimo de embriagar-se. Assinale a alternativa em que não há correspondência entre a expressão conotativa e o significado entre parênteses:

a) Ir num pé e voltar no outro. (Não demorar)

b) Fechar a cara. (Ficar sério, aparentemente aborrecido)

c) Procurar cabelo em ovo. (Procurar algo que foi perdido)

d) Receber alguém com quatro pedras na mão. (Ser agressivo)

e) Pagar o pato (Ser responsabilizado por algo que não fez)

 

7 -  Explique o significado das expressões abaixo e escreva uma frase exemplificando seu uso. Em seguida, crie uma propaganda em que uma dessas expressões seja utilizada como estratégia verbal associada a outras estratégias verbais ou não-verbais para convencer o leitor a adquirir um produto, um serviço ou a adotar um determinado comportamento.

a) Dar de cara com alguém ou com alguma coisa

b) Ficar cara a cara

c) Custar os olhos da cara

d) Ser a cara de alguém ou de algo

e) Fechar a cara

Gabarito.pdf (269529)